sábado, 22 de maio de 2010

Acesso Remoto usando o Ubuntu - Parte I


Muitas vezes preciso acessar remotamente o PC que uso na universidade onde curso doutorado pra rodar programas mais pesados ligados ao meu projeto e também pra baixar artigos de periódicos especializados que possuem acesso livre somente através do IP de universidades. Por isso resolvi escrever esse post para fornecer algumas dicas pra quem precisa ou quer começar a acessar remotamente computadores que usam o Ubuntu como sistema operacional. Estou considerando que você possui conta de usuário em dois PCs bootados com o Ubuntu.
1. Primeiro passo: a primeira coisa que você deve fazer é descobrir o IP da máquina que você deseja acessar remotamente. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como por exemplo usando o comando a seguir via terminal:

wget -q -O - checkip.dyndns.org|sed -e 's/.*Current IP Address: //' -e 's/<.*$//'

Você não precisa digitar os comandos desse post no terminal. Basta copiar e colá-los no terminal (lembre-se que no terminal o comando de colar é shift+ctrl+v !!!). Outra maneira de checar seu ip é acessando o site http://www.ip-adress.com/.

2. Segundo passo: Agora você precisa instalar no seu PC o Secure Shell, conhecido como SSH. Esse programa permite que seu PC se conecte a outro computador na rede, de forma que você possa executar comandos nesse PC remoto. A vantagem do SSH é que a comunicação entre o cliente e o servidor é criptografada. É necessário que o computador remoto também possua o SSH instalado! O comando para instalá-lo via terminal é:

sudo apt-get install ssh


3. Terceiro passo: Acessando o Pc remoto. Agora que você já instalou o SSH nos 2 (ou mais) PCs, eles estão prontos pra se conectarem. Existem 2 maneiras de acessar o PC remotamente: uma delas é restrita à operações via linha de comando, e a outra combina operações via linha de comando e via modo gráfico. Para acessar o PC servidor usando exclusivamente linha de comando, digite no terminal

ssh seulogin@ipdoservidor

Para poder usar aplicações em modo gráfico, utilize o comando

ssh -X seulogin@ipdoservidor


Após pressionar ENTER , será solicitada sua senha da conta que você possui no computador remoto. Digite-a e pressione ENTER . Pronto! Agora você já está logado no Pc remoto!


4. Quarto passo: Agora você pode navegar normalmente no PC remoto como se estivesse o usando localmente. Use à vontade comandos como cd, mv, mkdir, ls, ps etc etc. Se você não está muito habituado com a linha de comando, aqui vai um tutorial online:https://help.ubuntu.com/community/UsingTheTerminal


Na parte II desse post, veremos como usar o SFTP para fazer downloads e uploads de arquivos entre os computadores cliente e servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário