domingo, 23 de maio de 2010

QtiPlot - Alternativa gratuita ao Origin


Após conseguir a licença do Windows Server 2008 (viaDreamspark), pensei: se estou com um Windows legalizado, por que não utilizar somente programas aos quais tenho direito de usar?!

Venho desde então procurado boas alternativas aos programaspiratas pagos que estava usando. E se existem boas alternativas gratuitas, por que não utilizá-las, não é mesmo?

Um dos últimos programas piratas pagos que ainda estava usando era o
Origin, da OriginLab. Eu bem tentei usar o GNUPlot (que é excelente por sinal), mas fazer gráficos em linha de comando é como ter um carro puxado a cavalos: é simplesmente idiota e sem sentido.

Depois de muito tempo de procura, achei o excelente QtiPlot. Ele é tudo o que o Origin é, mas também é gratuito!

Com o QtiPlot é possível plotar os mais diversos tipos de gráficos de maneira muito simples e intuitiva, além de ter um resultado final bem parecido (se não idêntico) ao do Origin. Fitar curvas também é moleza, inclusive com funções arbitrárias determinadas pelo usuário. Sua interface é bem intuitiva, um pouco mais até que o Origin (se isso é possível).

Entre os formato de imagem que ele usa para exportar os gráficos, estão os principais: eps, png, pdf, bmp e outros.

Outro ponto positivo no QtiPlot é o fato de possuir versões para Windows, MAC e Linux, permitindo utilizá-lo tanto em casa como no trabalho e no notebook independente de qual sistema operacional roda em cada uma dessas máquinas.

Mas há uma ressalva, é claro: apesar de ser um programa de código-fonte aberto, o QtiPlot só possui binários oficiais gratuitos para sistemas Linux. Felizmente, almas caridosas pegaram o código fonte e compilaram por conta própria o programa, distribuindo gratuitamente estes binários não oficiais (link para Windows no final desta postagem).


Outro ponto negativo, para os heavy users do Origin, está no fato do QtiPlot não importar 100% os arquivos de projeto gerados no Origin. Ao que parece, só versões antigas do Origin tem projetos importados bem.

Então, se você quer testar este excelente programa científico, entre em:
http://soft.proindependent.com/qtiplot.html  (site oficial)
http://www.cells.es/Members/cpascual/docs/unofficial-qtiplot-packages-for-windows (binário não oficial para Windows)


Outra alternativa interessante ao Origin é o SciDavis. Ele é extremamente parecido com o QtiPlot, mas é totalmente gratuito e aberto, possuindo binário oficiais para todas as plataformas. Eu sinceramente não lembro mais quais as diferenças entre o SciDavis e o QtiPlot. Sugiro testar os dois e ver qual o agrada mais. Afinal, é de graça! Para baixar o SciDavis, entre no link abaixo:
http://scidavis.sourceforge.net/index.html

Ah! Quanto ao meu PC, ele está 100% legalizado! Até o final do ano espero poder postar aqui os novos programas gratuitos para windows que venho usando.

abraçOZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário