quarta-feira, 9 de junho de 2010

[Programa da Semana Nokia] Notebook Touch

Notebook TouchNotebook Touch


Seguindo a onda da Apple, a Nokia também criou a sua "appstore", chamada de Ovi Store. Lá, usuários dos telefones mais novos da Nokia podem encontrar diversos aplicativos e jogos gratuitos muito interessantes.

Começando hoje, pretendo toda a semana dar uma dica de programa para ser usado em celulares Nokia touch (s60v5). Darei preferência a aplicativos gratuitos e que se encontrem na loja Ovi.

Hoje, a dica que dou é do aplicativo Notebook Touch. O Notebook Touch é um programa extremamente simples e que permite fazer a mais básica das funções em um aparelho touch screen: escrever e desenhar na tela usando a caneta stylus.

O programa simula um bloco de notas com diversos tipos de papel: todo em branco, com linhas, quadriculado e etc. Além disso, ele permite a utilização de 3 tipos diferentes de cor para a caneta (preto, azul e vermelho), conta com uma borracha e permite a utilização de mais de uma folha de notas, bastando clicar no canto inferior direito para ir para a próxima página e no canto inferior esquerdo para voltar para a página anterior.

Ele é excelente para anotações rápidas, coisa que faço com muita freqüência por ser esquecido. E como os celulares Nokia não tem esta função por padrão, o programa é essencial para qualquer um que tenha um celular touch screen rodando Symbian.

Como pontos negativos, destaco a falta de um botão para apagar todo o conteúdo de uma folha. Só é possível apagar as folhas usando a borracha e isso é um pé no saco. Outro ponto negativo é que a única maneira de transferir as folhas para o seu PC ser através de email. Apesar de ser prático, exige que o telefone tenha acesso à internet, o que nem sempre pode ser possível. Além disso, parece que as anotações enviadas por email são públicas! Veja abaixo um teste que fiz e o link que me enviaram por email:

http://offscr.com/blackboard/images/phpQ2MWSl.jpg

A imagem não é enviada como um anexo ao email. Ela é enviada como um link público. Então, cuidado ao passar números de telefone e outros dados privados usando o bloco de notas!

Só para deixar claro, a letra feia da imagem acima não é culpa do programa. Minha letra é horrível no papel de verdade também.
:4 )

Para baixar o Notebook Touch, basta procurá-lo na Ovi Store direto de seu celular ou entrar no link abaixo.

FICHA TÉCNICA
Programa: Notebook Touch
Desenvolvedor: Offscreen
Plataforma: Symbian OS 9.4 (s60v5 - modelos touch)
Preço: Gratuito
Tamanho: 1.44MB
Onde baixar: Ovi Store
Avaliação: 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário