segunda-feira, 21 de junho de 2010

Reactable


Uma das coisas mais legais que vi (porque a maioria delas a gente ouve...) ligado à música ultimamente foi esse novo instrumento eletrônico, o Reactable. Esse instrumento foi criado pelo grupo de tecnologia musical da universidade Pompeu Fabra, localizada em Barcelona. Essencialmente, o reactable é uma mesa redonda (não dessas que falam de futebol), translúcida e sensível ao toque que reage sonoramente ao posicionamento de objetos  colocados sobre ela. Cada face dos cubos possui uma determinada função, e de acordo com a posição relativa entre os vários cubos, uma nova característica sonora é obtida, ou seja, a distribuição de objetos na superfície da mesa determina os parâmetros de sintetização do som. Além disso, existem projetores na mesa que desenham diversas animações que fornecem um feedback visual aos músicos que estão utilizando o reactable (além de ser dar um efeito visual muito bonito ao instrumento).
É claro que entender o funcionamento do reactable somente pela leitura do parágrafo anterior é uma missão quase impossível... nada melhor então do que assistir um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=lA29AE6O69k&feature=player_embedded

Acho que a tendência natural será a inserção do reactable no conjunto de intrumentos utilizados por artistas que fazem música eletrônica. Uma das pioneiras na utilização desse equipamento foi a cantora Björk. No vídeo abaixo, vemos a utilização do reactable num show dela:



Link para a página oficial do reactable:
http://mtg.upf.es/reactable/


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário