quarta-feira, 2 de junho de 2010

Recuperando a Bios do Netbook Acer Aspire One

Semana passada, após maltratar um pouco o meu netbook Acer Aspire One, ele acabou "morrendo".

Eu apertava a tecla power, a luz acendia mas o netbook não dava mais qualquer sinal de vida.
Não vinha tela de maneira alguma! Havia somente o nada (que poético).

Mas apesar de tudo, eu não me desesperei, pois felizmente (ou infelizmente), isso já tinha acontecido comigo antes. Então fui testar o que eu tinha feito antes e felizmente (com certeza, felizmente), ele voltou a funcionar.

O que eu fiz foi reescrever a bios do netbook. Algum santo engenheiro da Acer teve a brilhante idéia de permitir que a bios fosse reescrita mesmo que não tivéssemos acesso a um sistema operacional.

O macete é colocar a bios em um pendrive formatado com flash. O arquivo da bios deve estar nomeado como: ZG5IA32.FD. Não esqueça que a bios deve estar localizada na raiz do pendrive, não podendo estar dentro de nenhuma pasta.

Feito isso, desligue o seu netbook (somente se ele estiver ligado, É CLARO!), coloque o pendrive em uma das portas USB e tenha certeza de que a bateria está conectada e que o netbook está conectado à tomada também.

Então pressione e mantenha pressionadas as teclas Fn + Esc, com as teclas pressionadas, aperte o botão Power. Depois de alguns segundos, solte as teclas Fn e Esc, o botão power irá começar a piscar. Aperte então o botão Power uma única vez. Com isso, a bios começará a ser escrita no netbook. Seja paciente e aguarde o processo até o final. Quando acabar, o notebook reiniciará automaticamente e você verá (ou deveria ver) a tela de logo e etc.

Bem, isso resolveu o meu problema. Espero que também possa resolver o seu!

Tenha certeza sempre de usar uma bios adequada ao seu modelo de netbook e dê preferência para a mais atual que encontrar.

Estes passos foram testados para o primeiro modelo com HD do Aspire One, o 150. Não sei se funcionará nos demais modelos.

Procedimento obtido através do excelente blog Macles. Entre lá se quiser ver o texto original em inglês. O Macles também hospeda algumas versões de bios para o Aspire One 150. Eu por exemplo peguei a minha lá.

Boa sorte e abraçOZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário