terça-feira, 28 de setembro de 2010

SUPER - Conversor Gratuito de Videos

Hoje em dia não é incomum as pessoas terem um Palm ou um aparelho celular capaz de reproduzir videos.

O problema é que na maioria destes aparelhos, os videos devem estar em um formato específico como o 3GP ou o MP4. E os videos que baixamos na internet raramente estão nestes formatos, sendo os mais comuns o AVI, RMVB e MPG, que não são compatíveis com muitos dispositivos portáteis.

E mesmo quando são compatíveis, são um disperdício de memória, já que estarão com qualidade acima da necessária para se assistir aos filmes confortavelmente nos aparelhinhos.

Um outro problema é que quando as pessoas querem converter os seus videos para os formatos 3GP ou MP4, elas geralmente recorrem à programas piratas. Apesar das soluções pagas serem excelentes e extremamente fáceis de se usar, existe um programa melhor do que qualquer solução paga que já vi e inteiramente grátis: o SUPER.

O SUPER, como o próprio nome sugere, é o suprasumo no que diz respeito à conversão de videos. Ele aceita TODOS os formatos de video como entrada, às vezes, até mesmo aqueles que o seu PC não é capaz de reproduzir.

Além disso, conta com inúmeras opções que permitem gerar vídeos com um excelente custo de qualidade x tamanho especificamente para seu aparelho.

Algumas dicas para se gerar um vídeo para aparelhos portáteis usando o SUPER:
  1. O primeiro passo é escolher entre o 3GP e o MP4. Se possível, escolha MP4;
  2. Escolha mpeg-4 como "output video codec" no caso de arquivos MP4 e H-263 no caso de arquivos 3GP. Se o seu aparelho roda tanto 3GP quanto MP4, tanto faz o codec que escolher, mas usando mpeg-4, você terá mais opções de resolução de video, o que é muito importante.
  3. Aparelhos mais antigos devem utilizar o codec de áudio AMR Narrow-Band. Para aparelhos mais novos, use o AAC. O AMR tem uma qualidade sonora horrível devido ao baixo bitrate que usa.
  4. Em "Video Scale Size", escolha uma resolução exatamente igual a da tela do seu aparelho, assim não haverá desperdícios. Exemplos: No Siemens EL71, cuja resolução da tela é 240x320, selecione a opção 320x240. No aparelho Gradiente GF500, cuja resolução da tela é 160x128, marque more duas vezes e escolha o seu tamanho personalizado de 160x128. Note que se estiver usando o codec H-263, suas opções aqui serão bem limitadas. Neste caso, escolha a 176x144.
  5. Em "Frames/Sec", escolha no mínimo 15 e no máximo 25. Isso é suficiente para ver um video com fluidez.
  6. O Bitrate de video, vai depender muito da tela do seu aparelho, do poder de processamento dele e da quantidade de memória disponível. No meu GF-500 uso 192 Kbps e no meu Palm (E2) uso algo em torno de 300Kbps. Aqui não tem regra. O negócio é experimentar.
  7. Em áudio marque as opções 22050, channels 2 e bitrate 64kbps. Se o som não lhe agradar, tente aumentar a freqüencia para 44100.
Essas dicas não são regras, são apenas dicas mesmo. Sintam-se livres para experimentar.

Se for ver vídeos legendados, saiba que o ideal é que a resolução do seu aparelho seja 320x240. Se for menor que isso, será muito difícil ou impossível de ler as legendas.

Para baixar o SUPER entre em:
http://www.erightsoft.com/SUPER.html

abraçOZ e boas conversões

Nenhum comentário:

Postar um comentário