quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Convertendo DVD para MP4 com o MediaCoder

Apesar de realmente ser Super, o Super não é bom para tudo. Se por um lado ele é excelente para converter arquivos de vídeo entre os mais diferentes formatos, ele peca quando se trata de rippar DVD.

Uma excelente solução para quem quer converter seus DVDs para MP4 é utilizar o MediaCoder, que assim como o Super, é gratuito.

O meu alvo quando se trata de converter arquivos para MP4 são sempre celulares e/ou Palms, portanto, darei os passos de conversão tendo em mente que o video rodará em um celular.

Para converter um DVD para MP4, é só seguir os passos abaixo:
  1. Clicar no botão Add (o primeiro da esquerda, lá em cima).
  2. Escolha Add Track
  3. Agora você adiciona os capítulos e faixas do DVD que queira converter. Se quer converter o filme todo, escolha a opção pertinente, caso contrário, serão convertidas faixas separadamente.
  4. Escolhidas os capítulos de DVD que serão convertidos, vamos nos limitar agora a trabalhar na seguinte área do programa:
  5. Do lado esquerdo da tela, escolha a aba Generic. Determine o Output Folder (pasta em que são gravados os arquivos convertidos)
  6. Escolha a aba Audio. Se o seu aparelho suporta AAC, escolha como encoder o Nero Encoder. Na opção Resample escolha 44100 Hz. Na opção Channel coloque Stereo. Na opção Gain você pode aumentar o volume do audio (quanto maior o ganho dB maior será o volume final). Em Audio ID você pode escolher a faixa de áudio do DVD que será convertida. Se o seu aparelho não suporta AAC, escolha então o encoder Lame MP3.
  7. Tendo escolhido o Nero Encoder, do lado direito da tela, mude a opção Profile para LC-AAC. Na opção ratemode escolha Target Bitrate. Em Bitrate/Quality, vai do seu gosto. Eu prefiro deixar em 64Kbps.
  8. Voltemos para o lado direito da tela. Escolha a aba Video. Em Mode escolha Bitrate-Based se quer velocidade de conversão ou Two-Pass se quer mais qualidade de video. No Bitrate, escolha algo em torno de 200Kbps e 400Kbps. Dependerá muito do seu aparelho. Eu uso 256Kbps em meu celular Gradiente e a imagem fica perfeita. Quanto maior o bitrate, maior será o tamanho do arquivo final. Em Format também dependerá bastante de seu aparelho. Em meu Gradiente e em meu Palm a opção XviD funcionou perfeitamente. Container escolha MP4.
  9. Escolha a aba Picture. Marque a opção Resize e escolha a resolução mais próxima da resolução de seu aparelho (no caso do meu Palm é 320x240 e do meu celular é 160x128). Se você quer que a imagem sempre fique em tela cheia escolha en Crop a opção Crop to Fit. Se não quer perder nada da cena, deixe em Disabled (recomendado). Em Framerate escolha algo entre 15 e 25 (25 é recomendado). Se o seu aparelho não possui modo Fullscreen, tente a opção Rotation e escolha uma rotação de 90 graus. Esta opção talvez não sirva de nada em muitos aparelhos, mas vai que no seu permite rodar o video em fullscreen!
  10. Por fim, escolha a aba Subtitle e selecione o idioma da legenda e a fonte.
  11. Estando tudo configurado, clique lá em cima no botão Start e aguarde. Após terminada a conversão, os videos estarão na pasta output escolhida.
Comece sempre convertendo pequenos trechos de DVD para ver se o video gerado é compatível com seu aparelho. Só depois de ter certeza que está tudo OK parta para a conversão de longos videos.

É, o MediaCoder para os leigos pode parecer bem complicado, mas garanto que é a melhor opção freeware em termos de suporte de formatos, configurações e qualidade.

Para aqueles que possuem aparelhos mais modestos que não rodam MP4 ou que não ligam muito para a qualidade do áudio, estarei ainda esta semana dando uma dica de programa para converter seus DVDs para 3GP.

Links:
http://mediacoder.sourceforge.net/download.htm
ou
http://baixaki.ig.com.br/download/MediaCoder.htm

abraçOZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário