terça-feira, 15 de março de 2011

Nokia C3


Mais uma vez de forma inesperada, troquei de celular. Estou agora com um Nokia C3, portanto o título do post realmente tem a ver com o que vou escrever aqui. Então vamos logo às minhas impressões sobre ele, antes que a Nokia lance o C4, forte concorrente dos explosivos celulares da motorola.
Oh, um Smartphone por R$400,00 ?!?!
Uma das primeiras coisas a ter em mente é que, apesar de as lojas tentarem o vender como um Smartphone, ele não é um Smartphone propriamente dito. Sim, ele roda uma versão do Symbian. MAS é a versão S40, uma versão bastante simplificada, o que significa que você não poderá instalar 80% (puro chute) dos aplicativos da Ovi Store. Contente-se com os bons e velhos aplicativos java. E não fique triste, existem apps java muito bons, vide o sensacional Opera Mini!
Opera Mini
Realmente é uma verdadeira mão na roda! Não existe nenhum browser para celular melhor que o Opera Mini, sem dúvida. Provavelmente você irá precisar suar um pouco para fazer ele funcionar direito com seu plano de dados (GPRS) e Wifi. Eu, por exemplo, ainda não consegui configurá-lo para funcionar através do plano de dados da Claro. Uso ele apenas quando estou na presença de um precioso hotspot. Para navegação via gprs, ainda sou obrigado a usar o horrível browser nativo da Nokia. E é bom lembrar que a Ovi Store não suporta o Opera Mini... Lamentável! É bom lembrar que só consegui efetivamente usar o Opera Mini quando o atualizei! Usei o site do Opera para baixar o arquivo .jar e depois instalei no C3. A versão que vem no firmware é a 4. "alguma coisa". A versão mais atual é a 5.1. Descobri isso a muito custo. Antes pensava que era algum problema do Wifi do celular.


Wifi do celular:
Fiquei muito frustrado quando fui tentar usar o acesso via Wlan pela primeira vez. Simplesmente o celular achava as redes disponíveis, conectava perfeitamente, mas então nada de navegar... a barra de carregamento de páginas não saía do 0Kb. Procurei em vários fóruns pela internet, e fiquei bastante preocupado, pois vi que o Nokia C3 é um celular BASTANTE "bugado". Váááários probleminhas foram expostos por váááárias pessoas ao redor do mundo. A maioria com soluções, ok, mas mesmo assim isso é muito muito chato! Cheguei a reinstalar o firmware do celular (pois a versão do mesmo já era a última, ou seja, não havia como fazer update), mas nada resolvido... Foi então que tive a brilhante idéia de conectar o Nokia C3 em outro hotspot. E não é que o Wifi funcionou?!?! Pois é... há alguma incompatibilidade entre meu router (ou a criptografia dele) e o celular. Ainda tenho que tentar reconfigurá-lo e fazer um update de firmware nele.
O atendimento Nokia
Quando vi que não conseguia usar o Wifi e não resolvi o problema através de fóruns, resolvi ligar para eles, o suporte técnico. Vejam que essa foi minha terceira opção: primeiro tentei sozinho, depois os fóruns e finalmente o suporte oficial. Isso é sequela devido aos péssimos atendimentos que temos via telefone nas empresas. Mas tive uma boa surpresa com o atendimento da Nokia. O atendente foi bastante simpático e não parecia um robô estúpido como os que as outras empresas costumam contratar. O cara realmente parecia entender do que falava. Não parecia estar seguindo um script pré-definido com uma arma apontada para sua cabeça. E a espera pelo atendimento foi também bastante rápida, nada de musiquinhas!


Music player do C3:
O player do C3 faz tudo que um player deveria fazer, sem mais, nem menos. Claro que não tem as funcionalidades de um Amarok da vida, pois ele é portátil, ora bolas! Não vejo a mínima necessidade de instalar um music player extra no celular. Quanto ao som em si, achei meio "abafado", mesmo alternando entre as equalizações pré-definidas. Mas ainda tenho que testar se isso é uma característica do fone, ou do próprio celular.
Ovi Store
Bem.. é legal a idéia de ter uma loja de aplicativos. Tanto é que quase todo mundo tem sua loja de aplicativos... Chrome, Apple, Nokia etc etc. Mas seria bom se ela funcionasse decentemente, não, Nokia? Frequentemente tenho problemas de navegação na loja da Nokia. e não é problema de rede, sem dúvida. Sorte que no celular existe um aplicativo built-in da Ovi Store, onde você pode buscar e instalar os aplicativos.
Built-in apps
O nokia C3 é um celular social. Por isso nele vem instalados diversos apps destinados a facilitar a navegação pelas redes socias mais comuns, como Twitter, Facebook e Orkut. Os apps para Twitter e FB são bem "bonitinhos" e funcionam muito bem. Só poderiam ser um pouco mais configuráveis. Senti falta da opção de aumentar ou diminuir o número de atualizações da sua timeline/wall. Acho que são apenas 5 itens por vez, logo se você possui uma grande "following list" você vai ser escravo do botão "get more twitts". O C3 conta ainda com aplicativos para chat, como o Gtalk e o MSN (alguém ainda usa isso?!?) e um app nativo para email, que funciona bem com o Gmail. O único ponto contra é que ele não agrupa os emails como o Gmail padrão faz...
Os softwares para PC
O Nokia C3 conta com 2 softwares auxiliares para o PC: o Nokia PC suite e o Ovi suite. A utilidade deles para mim é a realização de backup dos meus dados e a transferência de arquivos para o celular. Infelizmente os 2 programas não estão disponíveis para Linux, mas você pode abrir o C3 no Linux como se fosse um pendrive e então transferir seus arquivos.
("No linux for you!!!")
A câmera, vídeos e tudo o mais:
A câmera poderia ser bem melhor, eu acho. Nenhum celular ainda superou a câmera do meu Motorola V8! A gravação de vídeos é bem simples, com a possibilidade de formatação para MMS (~3s de vídeo). Vem com ele um cartão SD de míseros 1Gb de memória, sendo expansível até 8Gb. A memória interna é tão miserável quanto: 55Mb... Achei a construção do aparelho bastante boa, tudo bem firme, embora seja tudo plástico. As teclas do teclado são bem confortáveis, respeitadas as limitações de um teclado de celular, obviamente. Na tela inicial, você conta ainda com um interessante widget que mostra as atualizações do Twitter (você pode programar o período do dia em que o celular busca atualizações), e shortcuts para diversos aplicativos "sociais" como chat, email, orkut e outras aplicações como wlan, ovi store e câmera. Enfim, apesar dos pesares, o Nokia C3 é um celular que satisfaz todas minhas necessidades atuais e estou bastante satisfeito com ele.

Links úteis:

Em breve comentarei mais sobre o celular. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário