quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Coby Kyros 7024




Depois de minha obsessiva busca e pesquisa por tablets, eis então que compro o tablet Coby Kyros MiD7024. E isso já faz umas 3 semanas.

Mas por que um Coby?

 Com tantas marcas consagradas por aí, por que será que decidi comprar um Coby? Não que essa marca não seja até bem difundida... Essa empresa é conhecida por fabricar equipamentos de som em geral, principalmente para automóveis. Mas claro, não é tão conceituada quanto uma Samsung, Asus ou Apple, certo? O que me levou a comprar um tablet de relativo baixo custo foram os pontos abaixo:

1) Todo esse movimento do governo, que começou por volta de Maio, em prol da baixa dos preços dos tablets me fez não comprar um “aparelho de ponta”, pois existe uma grande probabilidade de até dezembro os preços caírem um pouco (dizem que por volta de 30%, vamos ver...). Então, se eu, por exemplo, comprasse um Galaxy Tab mês passado, ficaria chorando de raiva em novembro ou dezembro pelo dinheiro perdido.
 E parece que a MP foi votada pelo senado ontem... Provavelmente foi aprovada, tenho que pesquisar...
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/09/20/tablet-mais-barato-senado-deve-aprovar-mp-que-reduz-impostos/

 2) Um tablet com Honeycomb (Android 3.0) está custando por volta de 1300 reais, e a quantidade de aplicativos é ainda extremamente baixa, se comparado ao número de apps para os androids mais antigos e para o Ipad.

 3) Um Galaxy tab está custando (com 3G) por volta de 1200 reais. E a Samsung não vai atualizar o sistema operacional. Logo, quem compra um, está fadado a ter um android de celular em seu tablet por toda a eternidade...

 4) A grande maioria dos bons aplicativos para Ipad são pagos...


 Os 3 primeiros pontos mostram que estamos visivelmente numa época de transição, em diversos quesitos, no mercado de tablets. Juntando isso a minha característica pressa de ter um tablet, ponderei e achei melhor comprar algo não tão caro para poder esperar “as águas se acalmarem” e ver que “direção o barco vai tomar”.

 A Coby possui diversos modelos de tablet. O mais básico e barato é o 7015 e o hardware é bem fraquinho. Sua vantagem é que existe uma enorme comunidade trabalhando em firmwares novos pra ele. Inclusive roda pela internet uma rom com android 2.3... Essa comunidade já não é tão forte no caso do 7024. No entanto, as especificações do  hardware do 7024 (exceto pela tela resistiva e a resolução menor) é a mesma do Galaxy tab: processador  cortex A8 e 512Mb de RAM. Acho que minha decisão não poderia ter sido mais acertada. Estou extremamente satisfeito com o aparelho. O desempenho é muito bom e suficiente para mim, sem travamentos e lentidão na execução dos aplicativos. Eu realmente não esperava tanto desse tablet, mas a Coby me surpreendeu. O único porém é a tela resistiva, mas usá-la é essencial para baixar o custo do produto, evidentemente...

Em breve farei um post pondo o que de mais recente a comunidade tem feito por ele.

Até a próxima!

Ps.: todas essas aspas me lembraram de  “um episódio dos Simpsons” haha.

4 comentários:

  1. Fala Leandro. Você tem usado ele como leitor de pdf? Caso sim, o que tem achado?
    Eu vi no ML por um preço de +-250,00. Foi esse o preço que você pagou?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. E aí cara... Esse preço aí que você viu acho que é do modelo MID7015, não? Fiquei até assustado e fui lá ver.. se tivesse só +-250 comprava outro rsrs... O MID7024 tá por volta de 420 no ML (ele tem um hardware um pouco melhor do q o 7015). Eu paguei 396 no infocentro há +- 1 mês atrás... Quanto à leitura de pdf/ djvu/ comics/ epub , tenho usado bastante sim e tem me agradado bastante! Aliás, de forma geral o kyros tem me satisfeito.. não tenho vontade de comprar nenhum outro tablet por hora...

    Depois vou fazer um post falando sobre alguns aplicativos

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro!!
    Realmente o tablet é mto bom. Mas tem uma coisa que me deixa mto irritado: são os controles q ficam do lado direito (se vc empunhá-lo no modo paisagem). "De vez em sempre" esbarro no botão do browser e acabo saindo do programa em que eu estava. Sendo assim, posso dizer que o botão q mais uso é o "voltar" hahaha!

    Gostaria de saber se isto acontece com vc tb ou eu q sou mto azarado, rsrs!

    (Tem horas em que eu gostaria de desativar alguns destes botões, deixando apenas o "voltar", é claro!)

    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ricardo!
    Sem dúvida esse probleminha de esbarrões acidentais no botão do browser ocorre comigo também! Acho desnecessário um botão dedicado pro browser, mas tbm não sei como desativá-lo, infelizmente...

    ResponderExcluir