sábado, 29 de maio de 2010

Pretenso guia de LaTeX


Escrevi esse post pra compartilhar informações que me foram e ainda são úteis no aprendizado dessa ferramenta bastante útil que é o LaTeX.
  • O que é LaTeX? LaTeX é uma linguagem de marcação usada para produzir textos com alta qualidade tipográfica presente principalmente no meio científico. A proposta chave dessa linguagem é deixar com que o autor do texto que está sendo produzido preocupe-se exclusivamente com o conteúdo do mesmo, deixando de lado todo o trabalho de formatação exigido em programas do tipo WYSIWYT (What You See Is What You Type, que significa “O que você vê é o que você digita”), cujo representante mais popular é o Microsoft Word. Em outras palavras, ao criar um documento em LaTeX, você na verdade cria um código-fonte (contendo todo conteúdo e comandos) que posteriormente é compilado, possibilitando  a geração de um arquivo no formato dvi, pdf ou ps. Por exemplo, para escrever \sqrt{x}, é necessário utilizar o comando $\sqrt{x}$. Em programas como o MS Word , o documento final já é o documento que você vê na janela do editor.  Uma linguagem que podemos, grosso modo, comparar ao LaTeX é o HTML.
    Para mais informações históricas sobre o LaTeX, sua nomenclatura, versões etc etc, acesse os seguintes endereços:
    http://www.latex-project.org/
    http://en.wikipedia.org/wiki/LaTeXhttp://pt.wikipedia.org/wiki/LaTeX

  • Por que aprender LaTeX? Se você é aluno da área de exatas, tem grandes chances de ter que lidar com documentos em LaTeX. Se você pretende seguir a carreira acadêmica, LaTeX será sua nova língua materna. A esmagadora maioria dos trabalhos submetidos à revistas especializadas têm, obrigatoriamente, que estar escrito em LaTeX. Não veja isso como um fardo. Com o tempo você vai ver que escrever em LaTeX facilita bastante a vida, principalmente pra quem tem a necessidade de escrever textos repletos de equações matemáticas gigantescas (ou não). O negócio fica até divertido quando você se acostuma!
  • Algumas vantagens do LaTeX:Você não precisa ficar se preocupando a todo momento com a formatação do seu documento. Basta ajustar a formatação do mesmo no preâmbulo do seu arquivo TeX, e então todo seu texto obedecerá à essa formatação predefinida. Você trata equações, tabelas e figuras atribuindo nomes (labels) a esses objetos. Isso significa que você não precisa ficar se preocupando em renumerar esses objetos no seu documento final caso você troque a ordem deles no seu código-fonte! É bem mais prático editar equações matemáticas usando LaTeX do que as ferramentas presentes nos editores WYSIWYT da vida. E o resultado tipográfico é muito mais bonito!
  • O que você precisa pra aprender LaTeX? Primeiramente você necessita de disposição. Aprender qualquer coisa nova dá bastante trabalho! Como toda linguagem de programação, recomendo que você estude de forma prática, ou seja, leia o livro/apostila e então reproduza o que ele ensina em seu próprio computador. Recomendo, no início do aprendizado, que digite todos os comandos que for usando letra por letra. Quando estiver mais experiente, use e abuse do ctrl+c ctrl+v. Guarde bem suas apostilas e livros e os consulte sempre que precisar. É natural que você esqueça muitos comandos. Com o passar do tempo, você vai memorizar muitos comandos de forma bastante natural, portanto não perca seu tempo decorando comandos de forma forçada.
  • Apostilas e livros:Aqui vão alguns links pra apostilas que julgo serem bastante úteis. Não se limite a esses textos, busque outros por aí.
    http://www.sbm.org.br/periodicos/latexemportugues.pdf (Essa é pra mim a melhor apostila em português)
    http://www.mat.ufmg.br/~regi/topicos/intlat.html (uma introdução em português em formato slide)
    http://www.ctan.org/tex-archive/info/lshort/english/lshort.pdf (Essa foi e ainda é muito útil pra mim. Acho a melhor de todas as apostilas. Está em inglês)
    http://www.maths.leeds.ac.uk/latex/TableHelp1.pdf (Trata exclusivamente da construção de tabelas)
    http://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX (Wikibook de LaTeX. Extremamente completo!)
    Existem também diversas referências impressas de LaTeX, mas acho o material que podemos conseguir online suficiente (pelo menos pra mim é) pro uso cotidiano de LaTeX…
  • IDE’s e distribuiçõeshttp://www.ctan.org/ – se você deseja instalar algum pacote manualmente ou deseja ler a documentação de algum pacote sem precisar instalá-lo, este é o site.
    Windows:
    No windows eu sempre usava a combinação MikTex + TeXnicCenter. Uma dica que minimiza seu trabalho é instalar primeiro os visualizadores (o de pdf e o de ps (ghostscript + ghostview)), depois o MikTex e por fim o TeXnicCenter. Existem diversas outras IDE’s pra Windows, como por exemplo o Winedit.
    http://miktex.org/ -  distribuição nos sabores básica e completa. Conta com um package manager que facilita bastante na hora de instalar novos pacotes. Essa é a principal distribuição LaTeX pro Windows.
    http://www.texniccenter.org/ – site do melhor IDE para escrever em LaTeX para Windows (na minha opinião, é claro). E, mais importante, o TeXNicCenter é Open Source!
    Ubuntu:
    No ubuntu, eu uso a combinação TeX Live, que é a distribuição LaTeX, mais o Kile, que é a IDE. Quando você instala o Kile, ele automaticamente instala os pacotes básicos do LaTeX de modo que você já pode começar a trabalhar de imediato. Prefiro sempre instalar a versão full do TeX live pra evitar dores de cabeça futura procurando por pacotes e tal… Você pode fazer isso também usando o seguinte comando via terminal:

    sudo apt-get install texlive-full
    http://www.tug.org/texlive/ (página do TeX live, que está na versão 2009)
    http://kile.sourceforge.net/ (página do Kile)
Então acho que é isso. Qualquer dúvida, sinta-se livre pra deixar um comentário!

2 comentários:

  1. Kra, depois confere o link do texniccenter.
    Eu não consegui entrar por este link que vc colocou. Costumo entrar em http://www.texniccenter.org/.

    abraçOZ

    ResponderExcluir
  2. Pois é.... copiei e colei do meu antigo site e nem conferi pra ver se tava ok... vou consertar!

    ResponderExcluir