quinta-feira, 3 de junho de 2010

H1N1 e vacinação - vol. 2

A VACINA CONTRA O VÍRUS H1N1 NÃO CONTÉM O VÍRUS DA AIDS!!

Esse post é, de certa forma, uma continuação do post do Leandro, na tentativa de pacificar os coraçõezinhos nervososo dos adoradores de Teoria de Conspiração.
A questão é simples, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) descobriu que o teste padrão no Brasil pra descobrir se uma pessoa tem AIDS - o ELISA (Enzyme-Linked Immuno Sorbent Assay) - está indicando que as pessoas que tomaram a vacina contra o vírus H1N1 estão com AIDS. Isso acontece porque a vacina contra o H1N1 aumenta a produção do anticorpo IgM (Imunoglobina M) e o ELISA - que é um teste muito sensível mas com pouca especificidade - encara isso como um indício da existência do vírus da AIDS. Mas isso não implica em a pessoa ter o vírus da AIDS, é apenas uma detecção errônea do teste, isso também é conhecido como falso-positivo. Acontecendo essa detecção, naturalmente a pessoa passa por uma contra-prova, para confirmar se há ou não o vírus da AIDS instalado.
Novamente, esse é apenas um erro de detecção. É como se a gente estivesse usando um óculos sujo. Isso não implica nas coisas estarem sujas, é simplesmente um problema com os seus óculos!
Bem, era só isso que tinha pra falar. Espero que não precisemos fazer um vol. 3 desse post... :D

2 comentários: