terça-feira, 28 de setembro de 2010

Multitarefa no Palm?



Em pleno ano 2010, ainda são comercializados sistemas operacionais capazes de executar apenas um programa por vez, ou seja, não são multitarefa.

Este é o caso do Palm OS (Garnet OS).

Sim, é verdade que você pode fazer algumas coisas simultaneamente, como escutar uma música enquanto navega na internet. São pouquíssimos os aplicativos que permitem rodar em background. Eu particularmente só conheço os tocadores de audio m(PTunes, DioPlayer e etc) e o Cardreader.

Mas como é uma necessidade usar várias aplicações ao mesmo tempo, começou a surgir na internet os chamados DAs (Desktop Accessories).

Um DA é um programa capaz de rodar em cima de outro programa sem fechá-lo. E quando você sai de um programa DA, você volta para o programa que estava usando e o encontra exatamente da maneira como o deixou.



O problema é que de fato não tem muitos DAs legais pela internet. O ideal seria usar as aplicações que já usamos no dia a dia como um DA.

Mas agora isso é possível (ou quase)!

Basta usar o programa Accessorizer. O Accessorizer transforma (ou tenta transformar) qualquer programa seu instalado no palm em um programa DA.

Vale destacar que não são todos os programas que rodam bem como DA. Eu não consegui colocar o meu Dio Player como DA. Mas consegui usar o Memo, o Note Pad, o Bluetooth, a calculadora e vários outros programas como DAs.

Não é a solução ideal para o problema da falta de multitarefa, mas com certeza dá uma bela ajuda.

Você pode baixar o Accessorizer neste fórum aqui.

abraçOZ

2 comentários:

  1. você ainda usa alguma coisa que rode PalmOS!?!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não.
    Mas estou trazendo quase todo o conteúdo que tinha no e-MundOz. E pretendo trazer as coisas de Palm que estão lá.

    abraçOZ

    ResponderExcluir