sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cálculo Algébrico no Palm


Estou trazendo esta postagem do meu antigo blog e como pode-se perceber pelo título, ela está um pouco desatualizada, afinal, quem ainda compra Palm hoje em dia?! Enfim, queria deixar este texto guardado aqui no blog.


Eu não entendo por que tem gente que ainda compra aquelas caríssimas calculadoras HP. Por um preço mais em conta, você pode comprar um Palm e fazer tudo que a HP faz e mais.

Assim como no caso do Maxima, o meu interesse em cálculo algébrico no Palm é puramente para resolver integrais.

Ter um "mini Maple" no Palm é particularmente interessante quando se passa muito tempo fora de casa estudando. Eu já me aproveitei deste recurso muitas vezes e o acho extremamente importante.

Vou apresentar aqui as opções de Cálculo Algébrico para Palm que eu conheço. Leiam e digam quem é seu vencedor.

  • Emulador de HP49G - Eis o motivo que não entendo por que comprar uma HP de verdade. Existem emuladores perfeitos delas para Palm. A HP49G, ao contrário da sua irmã anterior, a HP48G, consegue fazer integrais indefinidas (integrais definidas são sempre feitas numericamente e não algebricamente). É a única opção "grátis" entre as que vou apresentar aqui. "Grátis" por que o emulador é de graça, mas a imagem da calculadora não, no entando esta imagem também não é vendida... então... Dentre as opções que vou apresentar, a HP49G é a pior. Não é capaz de resolver muitas integrais e a entrada e saída de dados é sofrível. Apesar de ser grande, é possível usar o programa no cartão de memória, não constituíndo assim grandes problemas.
  • SpaceTime - Apesar da interface ótima (a melhor de todas), de ter excelentes recursos de plotagem (2D e 3D), no quesito integrais indefinidas, a SpaceTime é uma porcaria. Ela só consegue resolver integrais muito simples. Integrais um pouco mais difíceis(um pouco só) ela já não consegue resolver. Enfim, vale pelos outros recursos, mas não para integrar. Veja uma integração que tentei fazer com ela:
    Importante: este programa foi descontinuado e agora é oferecido gratuitamente no site do desenvolvedor! Veja link no final desta postagem.
  • Abakus - Finalmente um programa que realiza todas as integrais! Ele possui uma interface mediana, a saída de dados podia ser melhor, é capaz de plotar gráficos (2D e 3D) sem muitos recursos e ocupa apenas uns 500KB no seu Palm (não funciona no cartão de memória). As integrais indefinidas são sempre resolvidas (ainda não tive problemas com ele), mas levam muito, muito, muito tempo para serem resolvidas. Às vezes, quase um minuto! É muito tempo. Abaixo, a mesma integral que tentei resolver no SpaceTime, note o tempo que ele levou para resolver:
  • Formulae 1 - Esta é a melhor de todas as calculadoras algébricas aqui apresentadas. As integrais são todas resolvidas e muito rapidamente. A saída de dados é maravilhosa e a entrada pode ser feita mesmo sem a caneta, apenas com os botões de navegação. Mas... como nem tudo é perfeito, a Formulae 1 tem um grande problema: é feita em java e precisa da máquina virtual java da IBM para rodar no Palm. Por que isso é ruim? Por que se você tem pouco espaço no Palm, vai ter que gastar por volta de 1MB para a máquina virtual mais 500KB para o Formulae 1. Mesmo quando espaço não é problema, todos os usuários de Palm sabem que a máquina virtual da IBM é muito instável. Não é raro estar navegando no Opera e o mesmo fechar do nada ou estar resolvendo uma integral no Formulae 1 e o programa congelar. Mas, se quiser o melhor programa, não tem outra escolha. O preço dele também é meio carinho: 30 dólares. Mas garanto que vale cada centavo. Veja a mesma integral que resolvi nos outros dois programas:


Os endereços de cada Programa:
Emuladores de HP
SpaceTime
Abakus

Formulae 1

Se quiser testar os programas antes de comprar, você pode encontrar todos no site PalmWarezBrasil.

abraçOZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário