terça-feira, 25 de maio de 2010

Livemocha

O Livemocha é um site para aprendizado de línguas pela internet e é uma ótima alternativa para cursos grátis de línguas on-line. Ele é bem completo e de qualidade excelente. De fato, na página inicial aparece um comentário do Ph.D. em estudos de línguas estrangeiras Dr. Steven J. Sacco (também conhecido como Dr. Sacco), afirmando que este é o melhor curso de línguas que ele já sacou... digo, viu. Um dos primeiros pontos a se ressaltar é a versatilidade das línguas disponíveis, desde o clássico inglês até mandarim, passando por outras mais exóticas como Latvian e Urdu (talvez algum dia ponham até élfico...).

O processo de aprendizagem consiste em você avançar pelas lições que progridem em nível de dificuldade. As lições se dividem sempre em quatro partes.



Cada parte apresenta um tipo de estudo, representando uma forma de domínio na língua em questão.

Parte 1: Aprendizado
Nessa parte o estudante aprende a tradução das imagens que vê.
Parte 2: Revisão
Aqui o estudante tem 3 tipos de abordagem, ele pode ser requisitado a relacionar uma imagem à frase que está ouvindo na língua estrangeira, relacionar com o texto que está lendo ou mesmo montar a frase que está ouvindo com as palavras oferecidas.
Parte 3: Escrever
Neste ponto o aluno deve escrever um parágrafo, inventado por ele, mas com elementos próprios da lição.
Parte 4: Falar
Esta é provavelmente uma das melhores inovações do site. Aqui o estudante grava sua leitura de um parágrafo apresentado na língua em estudo.


Há de se notar que a inovação desse curso é que ele não deixa de ser um aprendizado de línguas via interação com outras pessoas que dominam a língua, no seguinte sentido: As traduções do decorrer do site são apresentadas e retificadas/ratificadas por outros usuários. As suas lições escritas e faladas são traduzidas por outras pessoas que dominam a língua e assim por diante. É bem interessante ver sua lição de alemão ser corrigida por um alemão! Por fim, outra grande vantagem que o site proporciona é a possibilidade de você interagir (via chat) com outras pessoas, inclusive nativos do país de origem da língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário