quarta-feira, 23 de junho de 2010

Beer or not to beer, vol. 1

Antigamente, boas marcas de cerveja eram quase que exclusividade de mercados da zona sul do Rio de Janeiro. De uns tempos pra cá, têm aparecido algumas cervejas bem avaliadas nos mercados mais populares, como Carrefour, Mundial e Extra. Nessa série de posts vou comentar um pouco sobre o que você pode encontrar em cada um desses 3 mercados. Nesse post me concentro nas cervejas que você encontra no mercado Mundial. Retirei a descrição comercial e a avaliação delas do excelente site brejas.com.
Stella Artois




Nascida na Bélgica, berço dos melhores mestres cervejeiros, e produzida com ingredientes de primeiríssima qualidade, Stella Artois é uma cerveja super premium, de sabor balanceado e marcante. Resultado de mais de 600 anos de tradição. A história de Stella Artois começa em uma pequena cervejaria na cidade de Leuven, no interior da Bélgica, há mais de 600 anos, ainda nos tempos medievais. O primeiro registro da cervejaria, então chamada de "Den Hoorn" data de 1366. A qualidade da cerveja produzida na pequena cervejaria ganhou fama e se espalhou pela Bélgica. Em 1425, quando foi fundada a Universidade de Leuven, a cervejaria virou ponto de encontro. Logo os estudantes passaram a trabalhar em pesquisas para aprimorar a produção da cerveja. Até hoje os laboratórios da Universidade de Leuven são usados para garantir a qualidade de muitas cervejas belgas. Em 1717, o Mestre Cervejeiro Sebastian Artois comprou a centenária "Cervejaria Den Hoorn" e mudou seu nome para Cervejaria Artois. A tradição cervejeira passou por gerações até que o sobrenome da família foi eternizado na melhor cerveja da história. Stella Artois nasceu como uma edição especial de Natal. A cerveja era tão brilhante e clara que recebeu o nome de Stella - estrela em latim. O seu sabor marcante conquistou os paladares mais requintados e Stella Artois tornou-se aa cerveja símbolo da Bélgica. Pouca coisa mudou na produção de Stella Artois ao longo dos anos. A paixão em fazer a cerveja continua a mesma. O grande segredo é o uso de ingredientes de primeiríssima qualidade, aliado a um processo de produção exclusivo, resultado da experiência de mais de 600 anos de tradição. Para cada litro de Stella Artois são usados 8 litros de água cuidadosamente tratada. A cevada - que dá origem ao malte que determina o sabor de Stella Artois - é importada e considerada a melhor do mundo. O lúpulo do tipo Saazner vem da República Tcheca e é o mais caro do mercado. Da Bélgica vem a levedura exclusiva de Stella Artois, a mesma usada na receita que impressionou os paladares mais exigentes anos atrás.
Avaliação Geral: 2.6/5.0 (http://www.brejas.com.br/cervejas/belgica/Stella-Artois/)




Heineken

Produzida na Holanda, a cerveja Heineken é uma das mais famosas cervejas vendidas no mundo, disponível nas versões garrafa, lata, pressão e barrilete (keg). Aqui no Brasil, é produzida e distribuida pela FEMSA, exceto o keg, que é importado.
Avaliação Geral: 2.8/5.0 (http://www.brejas.com.br/cervejas/holanda/heineken/)




Franziskaner Hefe-Weissbier Hell

A Franziskaner Hefe-Weissbier Hell é uma cerveja de cor dourada e opaca cujo sabor condimentado e refrescante se deve à presença ativa do fermento dentro da própria garrafa. Ela apresenta uma espuma abundante, branca e cremosa, obtendo-se no copo uma liberação de gás carbônico, o qual produz um efeito de vivacidade e frescor na cerveja. Harmoniza maravilhosamente com salada, frutas german-style e com pratos alemães. A Franziskaner Weissbier é uma das cervejas de trigo mais conhecidas do mundo, com mais de 600 anos. As cervejas de trigo têm uma longa história: os babilônios já apreciavam esse tipo de cerveja, que é obtida através de alta fermentação, a maneira mais antiga de se fazer cerveja. A Franziskaner se distingue pelo seu agradável nível de carbonato e sabor, deixando uma sensação refrescante. Pelo fato de conter menos lúpulo, quando comparada com a maioria das Pilsen, as cervejas do tipo weiss proporcionam uma sensação gustativa mais suave e frutada. O processo de filtragem permite a presença de fermento após o envase o que, além de dar uma aparência turva à cerveja, promove a re-fermentação na própria garrafa em um processo similar ao das champanhes.
Avaliação Geral: 3.4/5.0 (http://www.brejas.com.br/cervejas/alemanha/franziskaner-hefe-weissbier-hell/)


Quilmes Cristal


Sinônimo de cerveja na Argentina, a Cervejaria e Maltaria Quilmes foi fundada em 1888 por Otto Bemberg. Ela foi batizada a partir do antigo nome indígena da localidade onde a fábrica foi instalada. A Quilmes Cristal tem sido por anos a mais vendida na Argentina.
Avaliação Geral: 2.1/5.0 (http://www.brejas.com.br/cervejas/argentina/quilmes-cristal/)


Hoegaarden

A Hoegaarden contém ingredientes especiais como sementes de coriandro, uma especiaria originária da Ásia e norte da África, e raspas de casca de laranja, o que lhe confere alta refrescância e drinkability. Combina bem com saladas, peixes, mexilhões, defumados e queijos de consistência semi-dura.HistóricoProduzida na pequena vila de Hoegaarden, no norte da Bélgica, esta é uma autêntica cerveja de trigo belga, também conhecida como White Beer. A Hoegaarden possui um processo de fabricação único e complexo e, por isso, é virtualmente diferente de qualquer outra cerveja no mundo. A primeira etapa é um processo de alta fermentação. Depois, a cerveja é engarrafada sem pasteurização e permanece em repouso por mais três semanas para que aconteça a re-fermentação dentro da garrafa. A aparência final é de uma cor amarelo ouro e opaco típico das cervejas de trigo belgas.
Avaliação Geral: 3.5/5.0 (http://www.brejas.com.br/cervejas/belgica/Hoegaarden/)


Patrícia
(olhe a imagem da mulher no vidro. Não, Patrícia é a cerveja!)

Patricia é uma cerveja uruguaia que possui uma espuma cremosa e consistente, caracterizando-se pelo uso de maltes e lúpulos nobres em seu processo de produção. Seu sabor apresenta um amargor fino, porém distinto e marcante. Ela é refrescante e moderadamente encorpada, combinando com petiscos em geral, frituras, defumados, embutidos e castanhas. Vai bem com as tradicionais parrillas uruguaias e com os churrascos brasileiros.
Avaliação Geral: 2.0/5.0 (http://www.brejas.com.br/cervejas/uruguai/patricia/)


Norteña

A cerveja Norteña, mais uma uruguaia, apresenta uma coloração amarelo intenso e traz um aroma discreto de lúpulo e de frutas, além de um fino amargor, suave e pouco persistente. É uma cerveja refrescante e pouco encorpada. Combina com petiscos em geral, frituras, defumados, embutidos e castanhas. Vai bem com as tradicionais parrillas uruguaias e com os churrascos brasileiros.
Avaliação Geral: 1.6/5.0 (http://www.brejas.com.br/cervejas/uruguai/nortena/)


Leffe blonde


A Leffe Blonde é seca, frutada e levemente condimentada. Por ser encorpada e muito cremosa, apresenta um perfeito balanço de força e finesse. A cerveja possui um delicado aroma de malte e uma sutil doçura ao final, sendo a companhia perfeita para refeições leves, como peixes e saladas. Histórico Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. A tradicional receita é a mesma desde 1240. A cerveja de alta fermentação é destinada aos apreciadores de cervejas especiais e deve ser lentamente saboreada para a percepção do sofisticado e complexo sabor de um líquido com séculos de tradição.
Avaliação Geral: 3.8/5.0 (http://www.brejas.com.br/cervejas/belgica/Leffe-Blonde/)


Viram só? O E a Lagartixa também é utilidade pública, que beleza! Atenção que a disponibilidade dessas cervejas pode variar de filial para filial do mercado. Tive como base o Mundial da Tijuca, RJ.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário