quinta-feira, 3 de junho de 2010

Top 10 - Filmes baseados em HQ da década de 00

Há algum tempo atrás, o Leandro colocou em seu blog (Incerteza em Princípio) o top 5 filmes baseados em HQ segundo ele.

Como a idéia é boa e eu não concordo 100% com a lista dele, aqui está o meu top 5 (sem links para o Youtube, estou com preguiça). Quer dizer, top 10! Eu não consegui resumir os filmes a apenas 5. Se por todo o século XX as adaptações de quadrinhos para o cinema foram em geral medíocres, nesta primeira década do século XXI, este tipo de filme foi elevado ao grau de obra prima! Então, aqui está o TOP 10 filmes baseados em HQ da década de 00 do século XXI:

10 - X-Men 1
Comentários: O divisor de águas, na minha opinião, foi o primeiro X-Men. Apesar de não ser um filmão, X-Men mostrou ser possível e viável adaptar HQs para o cinema agradando tanto aos fãs das HQs quanto aos não iniciados, mesmo não se mantendo 100% fiel ao material de origem. É o filme que inaugurou a nova onda de filmes de super-heróis e curiosamente, lançado em 2000.

9 - 300
Comentários: Praticamente uma transcrição dos quadrinhos para as telas. O mais impressionante foi sem dúvida a fotografia do filme, que conseguiu recriar muito bem as belas imagens da Graphic Novel homônima.

8 - Iron Man
Comentários: Homem de Ferro foi um filme muito bom, muito bom mesmo. E o fato dele estar na oitava posição só serve para mostrar que a década 00 foi excelente para os filmes baseados em HQ.

7 - Homem-Aranha
Comentários: Durante o meu ginásio, eu gostava muito dos quadrinhos do Batman e tinha um amigo (Lyra) que gostava muito do Homem-Aranha. Sempre que surgia a oportunidade, debatíamos para ver quem era o melhor (que é o Batman, claro). Quando saiu o primeiro filme do Homem-Aranha, eu pensei: "PUTZ! Este é o melhor filme de super-heróis que já vi! Quem dera o Batman ter um filme assim." Sim, Homem-Aranha foi a primeira adaptação dos quadrinhos que me deu vontade de aplaudir e pedir bis. Efeitos incríveis, excelentes caracterizações dos personagens e ótima trilha sonora. Um digno blockbuster.

6 - Batman Begins
Comentários: Mas eis que eles lançaram Batman Begins! O filme do Batman que eu sempre quis ver! Frouxamente baseado na revista Batman Ano Um, Batman Begin consegue mais uma vez contar a origem do Batman sem ser chato. Pela primeira vez, o Batman é retratado como nos quadrinhos: atormentado, fanático e sombrio. Toda a atmosfera dos quadrinhos está no filme. Claro que há itens no filme que não existem nos quadrinhos, mas ao contrário do que se poderia imaginar, isso torna o filme até melhor! Os atores escalados são excelentes, destacando o Gary Oldman, excelente ator e muito bem caracterizado como o jovem comissário Gordon. Uma coisa que me irritava nos outros filmes do Batman é que eles sempre davam um jeito de matar os vilões! E nisso Batman Begins também se salva, permitindo que os dois vilões que aparecem no filme possam voltar para atormentar o cavaleiro das trevas em continuações (como aliás, aconteceu com o espantalho na seqüência).

5 - V de Vingança
Comentários: Dizem que Alan Moore não gosta de adaptações de quadrinhos para o cinema, mas V de Vingança foi mais um acerto da desacreditada Warner. Eu tenho os quadrinhos originais e devo confessar que para mim, eles são de leitura um tanto difícil, quero dizer, quase monótona. Mas o filme é justamente o oposto. Não dá para desgrudar um segundo da tela! É um dos raros casos em que eu achei o filme melhor do que o quadrinho.

4 - Watchmen
Comentários: Também uma adaptação de um quadrinho de Moore. Mas aqui, a preocupação com a fidelidade ao material original foi bem maior. Apesar de uma mudança aqui e ali, o resultado foi muito próximo ao dos quadrinhos. Um excelente filme, com um excelente roteiro, excelentes atuações, excelentes caracterizações e uma trilha sonora FANTÁSTICA! Ainda sim, o quadrinho ainda é um pouco melhor. Mas isso não é culpa do filme. O quadrinho é que é fenomenal.

3 - Sin City
Comentários: Sin City não é uma simples adaptação dos quadrinhos homônimos. Sin City é a mais perfeita transcrição dos quadrinhos para o cinema. Eu tenho os dois aqui (quadrinhos e filme) e posso falar que até os diálogos são iguais em ambos! E o mais incrível de tudo nessa adaptação é que o filme possui exatamente a mesma atmosfera dos quadrinhos. O mesmo uso de sombras, as mesmas cenas, a mesma fotografia... perfeito!!! E as caracterizações dos personagens também estão show de bola! Sin City é o orgasmo para todo fã de quadrinhos.

2 - Homem Aranha 2
Comentários: Homem-Aranha 2 é um daqueles raros casos em que a continuação é melhor que o original. Tudo que deu certo no primeiro filme foi repetido aqui, mas com a adição da essência do Homem-Aranha: os dramas pessoais de Peter Parker. Foi dada igualmente ênfase a este aspecto quanto para a ação do filme. O resultado é uma trama envolvente, com muita ação mas com certo drama envolvido. Seria melhor do que todos os filmes do Batman se não fosse por...

1 - Batman - O Cavaleiro das Trevas
Comentários: Não tem jeito. Eu não consigo ser imparcial. O Batman é f$#@ pra caramba é pronto! E este filme faz total jus ao morcego. Atuações brilhantes (Heath Ledger, valeu aí!) e caracterizações fantásticas. Finalmente, um coringa que não tenta se explicar, que não tenta ser um palhaço e que é tão fanático quanto Batman. Sua antítese e seu complemento ao mesmo tempo, assim como nos quadrinhos. Foi legal ver a aparição do Espantalho, mostrando que Gotham é puro caos e não sendo apenas tomada pelo terror da aparição ocasional de um grande vilão. Infelizmente, eles mataram um vilão fundamental para o universo do Batman e é a única regressão que este faz em relação ao seu antecessor. Mais um ponto positivo do filme é ter dado o papel de Katie Holmes para uma atriz menos chatinha e matado a sua personagem. Junto com Watchmen, Sin City e V de Vingança, Batman - O Cavaleiro das Trevas não é apenas uma excelente adaptação de quadrinhos. Ele é um excelente filme, apreciado não apenas por fãs de quadrinhos, mas pelos fãs de filmes em geral.


Bônus round:
TOP 3 Filmes baseados em HQ de outras décadas:

3 - Superman (década de 70)
Comentários: Até o Batman de Tim Burton, o primeiro Superman é o único filme de super-heróis que lembro de ter gostado. Infantil, mas diverte.

2 - Batman (década de 80)
Comentários: O único filme razoável do Batman até o surgimento de Batman Begins. Apesar da história fraca e das atuações também fracas, o filme foi extremamente importante para definir a identidade visual do Batman na década de 90. E até hoje, foi nele que apareceu o Batmóvel mais maneiro de todos que o Batman já teve.

1 - O Corvo (década de 90)
Comentários: O primeiro filme do corvo é muito maneiro. Nunca li os quadrinhos (apesar de ter uma revista dele aqui em inglês), por isso, não posso dizer que foi uma adaptação boa ou não. Lembro que este filme me marcou muito, pois era bonito e tinha uma história incrível.
O fato de Brandon Lee (o ator principal) ter morrido durante as gravações felizmente não impediu do filme ter sido terminado, mas com certeza contribuíu para as continuações não terem sido nem de longe tão boas quanto o original.


Bônus round 2:
Top 5 - Piores filmes baseados em HQs:

5 - Capitão América
Comentários: Que filme tosco! Que filme chato! Que efeitos podres! Faltam adjetivos para descrever Capitão América.

4 - Batman Forever
Comentários: Val Kilmer como Batman? Joel Schumacher como diretor? Que bosta de filme! Somente a atuação de Jim Carrey salva (e não muito).

3 - Spirit
Comentários: Aqui está a prova de que imagem não é nada, roteiro é tudo. Spirit possui exatamente o mesmo visual de Sin City, mas peca gravemente por ter um roteiro tosco, chato, sem graça, ... Foi um verdadeiro sacrifício ver este filme do início ao fim.

2 - Mulher Gato
Comentários: De todos os filmes que eu já vi no cinema, acho que Mulher Gato é o que eu mais me arrependo. A caracterização está terrível, a história é pobre e não tem nada do universo do Batman ali! Podiam chamar o filme de qualquer outra coisa que ninguém jamais iria ligá-lo ao universo do Batman. Mas se você sempre quis ver a mulher gato jogando basquete, este é o seu filme.

1 - Batman e Robin
Comentários: Vamos lá, o que faz do Batman o Batman? Basta falar que ele é tudo o que não é o Barman de Batman e Robin. Como assim um filme do Batman cheio de coloridos?! Um Batman com mamilos na roupa de borracha?! Um Batman aonde a câmera da close no corpo dos atores?! Um Robin que fala "Ah! Eu tô maluco!" (sim, esta foi a tradução dada para uma das frases da versão legendada)? Pois é. Batman e Robin é tudo o que o Batman não é, nunca foi e nunca será. É uma vergonha e desgraça como filme não só para o Batman e sim para toda a humanidade. Foi o filme que praticamente enterrou as adaptações de quadrinhos para o cinema. Depois dele, ninguém mais queria ver nenhuma adaptação de quadrinhos na telona. Que fiasco! Que triste! Que merda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário