quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Maxima - Computação Algébrica Gratuita

Desde que eu comecei a cursar os Cálculos (I, II, III, O Retorno, Forever, etc) da vida, fui apresentado à computação algébrica (ou simbólica, como preferir). Mas precisamente, fui apresentado ao Maple.

O Maple na minha vida acadêmica foi muito importante e mesmo assim eu sou um completo ignorante em Maple. Só o uso para resolver integrais. Isto é, só uso o comando Int.

Não que eu não saiba resolver integrais. Muito pelo contrário, eu adoro cálculo e foi uma das coisas que eu aprendi de verdade (ou pelo menos assim eu penso).

O motivo pelo qual resolvo várias integrais no Maple é não só preguiça, mas poupar tempo. Conforme a sua faculdade vai se desenrolando, você descobre que época feliz era a de calouro. Cada vez são mais e mais exercícios para fazer, vários deles, em várias listas e são enormes! Então não posso me dar ao luxo de resolver todas as integrais. Deixo esta tarefa ingrata ao PC.

E se vocês conhecem o genial Maple, sabem que ele é um programa pago, ou seja, nada de instalar ele na sua casa se não possui uma licença para tal.

Nesse último mês eu tenho testado um concorrente do Maple, o MAXIMA. Como todos os programas que eu dei dicas aqui até agora, o Maxima é gratuito e melhor ainda: Open Source.

Como usuário do Maple que só usa o comando Int, digo que o Maxima é muito bom mesmo. Ele resolveu tranqüilamente todas as integrais que solicitei. A diferença é que o comando agora é Integrate.
:4 )

Então, após este mês de testes, posso afirmar com segurança que estarei abandonando o uso do Maple e passarei a depender desta maravilha de 6MB.

Além de integrais, o Maxima faz derivadas, gráficos em 2D e 3D, trabalha com matrizes e etc, tudo que um bom programa de computação simbólica precisa fazer. Mas de graça!!!
:4 )

E não é só porque é de graça e Open Source que ele possui uma interface miserável de linha de comando. Bem... ele possui uma interface miserável de linha de comando, mas também já vem com uma GUI (Graphic User Interface) chamada wxMaxima que não deixa na mão usuários inexperientes ou oriúndos de outros programas.

Então, se você se interessou e quer experimentar o Maxima para eliminar as suas despesas com este tipo de programa, entre no site e baixe a versão mais atual, disponível para Windows, Linux e outros:

Se você quiser ler um review de verdade sobre o Maxima e tirar mais dúvidas antes de dar uma chance ao programa, entre aqui:

Tutorial em português de utilização do Maxima:

abraçOZ

Um comentário:

  1. Olá,
    Queria apenas contribuir dizendo que o Maxima não é concorrente do Maple, pelo contrário, podemos dizer que o Maple e o Maxima são "filhos" de um ancestral comum, o Macsyma (daí o nome do Maxima). O Maxima é o desenrolar do projeto inicial, o Macsyma, que foi tornado open source pelo seu criador e passou a ser melhorado pela comunidade, que é muito ativa, por sinaçl.

    ResponderExcluir