sábado, 22 de janeiro de 2011

PIRSA - Perimeter Institute Recorded Seminar Archive

Fiquei muito contente quando descobri esse site do Perimeter Institute (PI) e acho que essa é uma das dicas mais legais que postei aqui. Existe um site no molde do famoso (pelo menos para cientistas...) arXiv, só que voltado para a catalogação de seminários realizados no PI.






 Pra quem não sabe, o Perimiter Institute é um grandioso centro de pesquisa em Física teórica que foi fundado em 1999 no Canadá com a doação de $100000000 de Mike Lazaridis (CEO do RIM - Research in Motion e criador do Blackberry). O PI conta com 80 pesquisadores residente e um programa de visitantes que comporta centenas de pesquisadores de todo o mundo anualmente para a realização de colaborações e workshops. As principais linhas de pesquisa seguidas lá são: cosmologia, Física de partículas, fundamentos da mecânica quântica, gravitação quântica, teoria da informação quântica e teoria das cordas. Por aí já é possível ter uma idéia da qualidade do material que podemos encontrar no site. Abaixo temos uma screenshot do mesmo:


(clique para ampliar)

O site é bastante flexível, permitindo ao usuário fazer buscas dos seminários mais recentes via catch up, buscar a apresentação através do número PIRSA que identifica o talk, através da série que ele pertence (cosmology talks, quantum gravity group meeting, colloquium etc etc), através da coleção que ele faz parte (conference/school ou course) e através de uma busca geral pelo ano. Por exemplo, aqui vai o link para um talk bastante recente do físico Marcelo Gleiser (o mesmo que ultimamente está gerando ruídos no meio acadêmico com suas novas idéias sobre simetrias, mas isso merece um novo post!):

http://pirsa.org/10050051/

O link acima é o resultado da busca pelo nome "Marcelo Gleiser" e corresponde à seguinte tela:


(clique para ampliar)

Na tela acima podemos escolher entre iniciar a apresentação em flash, no formato Windows Presentation, no formato Windows Video File, acessar apenas o áudio em mp3 ou baixar o pdf com os slides da apresentação. Escolhendo a apresentação em flash, chegamos à seguinte tela:


(clique para ampliar)

O legal desse formato web de apresentação é que a tela é dividida em duas, mostrando simultaneamente o apresentador e os slides, os quais vão sendo passados à medida que o apresentador vai avançando no seu talk.

Aqui vai o link do PIRSA: http://pirsa.org/

Então é isso. Espero que aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário