segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PaperShip, um cliente Mendeley para Ipad que funciona

Um dos principais motivos pelo qual tenho um Ipad é a facilidade de transportar e ler centenas de livros e artigos científicos.

O Ipad (ou mais geralmente o IOS) conta com diversas opções neste sentido. No entanto, seria interessante ter algum aplicativo que conte com sincronização multiplataforma. Uma opção é o “Papers”, que funciona em conjunto com sua versão para desktop (MacOS e Windows). Mas, para trabalho, felizmente utilizo Linux. Nessa plataforma, meu gerenciador de artigos preferido é, sem sombra de dúvidas, o Mendeley. Acontece que, inexplicavelmente, a própria empresa responsável por esse software é incapaz de lançar um aplicativo para IOS (ou para qualquer outro sistema mobile) que ao menos funcione! Se não me engano, a última atualização do aplicativo na Appstore data de 2012, o que é um completo absurdo.


Com toda demora para a atualização do aplicativo oficial, a idéia tão simples de ter toda minha biblioteca do Mendeley sincronizada das nuvens para meu Ipad foi infelizmente perdendo força. Já estava apelando para aplicativos como o GoodReader para organizar minhas leituras. Até que, no final de Abril desse ano, uma empresa chamada Shazino resolveu se mexer e atender aos anseios de grande parte dos usuários Mendeley: lançou o PaperShip, um cliente Mendeley que, enfim, funciona!


O PaperShip possui uma interface bastante parecida com outros aplicativos do gênero, como o Papers e o próprio Mendeley. Ele permite fazer anotações, tanto no corpo do texto quanto em notas flutuantes, tanto usando o teclado, quanto rabiscando usando uma stylus ou o dedo. Vale lembrar que os recursos de anotações são comprados a parte, dentro do próprio aplicativo, por aproximadamente 10 dólares. Acho o preço bastante justo, ainda mais se comparado ao preço do Papers. Existe ainda a possibilidade de baixar todos seus artigos de uma vez, o que é uma mão na roda.


Claro, o app está ainda bem longe da perfeição. Por exemplo, falta ainda a possibilidade de filtrar seus papers usando as tags que você criou no Mendeley desktop, ou seja, o que temos é uma grande pasta contendo todos os seus artigos misturados. A única possibilidade de filtragem é através de uma search bar. E há ainda alguns pequenos bugs, como um delay gigantesco quando se digita algo dentro desta mesma barra.


Apesar de alguns pontos negativos, sem dúvidas o PaperShip é o melhor cliente para IOS se você é usuário do Mendeley desktop. Espero que a Shazino continue desenvolvendo esse aplicativo no futuro.




http://incertezaemprincipio.wordpress.com/2013/08/12/papership-um-cliente-mendeley-para-ipad-que-funciona/

Nenhum comentário:

Postar um comentário