quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lagartixa

Eu tentei resistir... mas meu primeiro post vai ser dedicado à esse ser que sobe em parede, por vezes some no ambiente, que tem uma coisa que cresce... . Você pensou no quê? Em uma garoto hiperativo? Em um ninja? Em uma mulher ?!... e a lagartixa?

Ok, por partes (já começaram as piadinhas...uahuahua), se está vivo é do super-domínio BIOTA (o que significa que você falar pro seu amigo: ´Você é meio biota não é não?´, não é xingamento), se tem células é da série CYTOTA, as células são eucarióticas então ele é do domínio (perceba a genialidade) EUCARIOTA, como ele tem muito dessas células e não produz o próprio alimento ele está acolhido no Reino ANIMAL, e o fi-lo, quer dizer, filo é dos cordados, e por aí vai, Ordem Squamata, Subordem Sauria, Família Gekkonidae (acredito que por lagartixa a gente denomina a família Gekkonidae) [1].

Com relação ao início do post... . As lagartixas podem subir paredes – inclusive de vidro – e até andar na superfície de tetos graças às forças de van der Waals (alguém se habilita a falar sobre elas?) estabelecidas pelas cerdas existentes nas suas patas. Já a camuflagem na verdade só é apresentada em algumas espécies. Por fim a boa e velha habilidade mutante a là Wolverine... a porcaria da cauda que renasce... na verdade algumas delas soltam a bendita cauda de propósito. Segundo o biólogo do zoológico de São Paulo, Guilherme Domenichelli, assim como a grande maioria dos lagartos, a lagartixa têm a capacidade de soltar o rabo como mecanismo de defesa contra o ataque de seus predadores. "A cauda cai e fica se mexendo por alguns segundos para chamar a atenção do predador. Enquanto isso, o animal tenta se salvar do perigo, escapando para algum refúgio em que não possa mais ser visto", afirma. Essa capacidade é chamada de autotomia caudal e ocorre em outros animais, como insetos, crustáceos e répteis. "Após algum tempo, dependendo da espécie, a cauda passa por um processo de regeneração e cresce novamente, mas nunca mais ficará do tamanho original", diz Domenichelli. O interior do membro não será mais feito de osso e terá um outro tipo de tecido cartilaginoso. Segundo o biólogo, "o animal poderá utilizar a técnica novamente, mas a cada autotomia, o rabo da lagartixa ficará cada vez mais curto". Em alguns dos ossos que formam a cauda existe um ponto onde ocorre o desprendimento natural, ou seja, caso a lagartixa faça uma força neste local, o rabo se parte instantaneamente e se solta. De acordo com o especialista, se alguém resolver cortar o rabo da lagartixa, a regeneração dependerá da região do corte. "A cauda tem um ponto de quebra definido. Se não for cortada nesse local, não haverá a regeneração e o animal terá que viver sem a cauda", explica. No caso de ser apenas puxado, o rabo se partirá naturalmente no ponto de quebra. Ainda que seja um eficiente mecanismo de defesa, Domenichelli garante que a estratégia da lagartixa nem sempre funciona. "É claro que muitas vezes ela não consegue passar seus predadores para trás e acaba sendo abatida". [1,2]

[1] http://pt.wikipedia.org
[2] http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI2887728-EI8410,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário