sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pesquisas e apelidos

Muita gente gosta e abusa das extensões/complementos em seus browsers, principalmente os usuários de Firefox e agora também do Chrome.


Apesar de todas as suas virtudes e facilidades, as extensões tem como lado negativo poder causar aumento na utilização de recursos da CPU e memória, tornar o browser mais "pesado", mais instável e até ser uma brecha a mais na segurança de seu sistema.


No ano passado, enquanto eu estava utilizando o Opera, tive que abrir mão das minhas amadas extensões simplesmente por que o Opera não suporta extensões. Então, além de usar muitos userscripts, aprendi também a usar os "apelidos".


O que eu chamo aqui de "apelidos" são na verdade as "key-words" que se podem atribuir a uma determinada URL de pesquisa. Os "apelidos" devem ser utilizados diretamente na barra de endereços do navegador e devem vir seguidos pelo termo que se queira pesquisar.


Um exemplo comum e banal é que eu uso a key-word "g" para realizar buscas através do Google. Ou seja, ao invés de entrar no site do Google ou usar a caixa de pesquisa do browser, eu simplesmente digito na barra de endereços "g Sega Saturn" e logo em seguida é aberta a página do Google com os resultados para a pesquisa "Sega Saturn".


Até agora, nada demais, certo? Mas o uso de apelidos se mostrou para mim algo muito prático. Tão prático que eu simplesmente abandonei o uso de algumas extensões a favor dos "apelidos". A seguir, algumas buscas e apelidos que tenho usado no Chrome (mas que podem ser utilizadas no seu Firefox, Opera e etc):
Para adicionar novas pesquisas e apelidos ao Chrome, basta ir em Opções->Clique no botão gerenciar na aba "Básicas"->Adicionar.

Usuários do Opera são mais felizardos, pois além de poderem acessar as pesquisas personalizadas através dos apelidos na barra de endereços, eles também podem simplesmente selecionar qualquer texto de uma página, clicar com o botão direito e escolher a qual pesquisa submeter o termo selecionado.

Esta postagem é mais um backup para mim mesmo, mas espero que você, leitor, ache este recurso tão útil quanto eu.
abraçOZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário