terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PHP5, MySQL, APACHE etc etc

Eu poderia estar roubando, matando, indo à praia etc etc, mas ao invés disso, resolvi aprender PHP neste fim de ano. Esse post tem a intenção de compartilhar meus passos iniciais nessa jornada com os milhões de leitores desse humilde blog.

Bem, sou usuário assumido de linux, mais precisamente do ubuntu. Aqui em casa, uso a versão 10.04, e na universidade onde faço doutorado, já instalei a versão mais atual, a 10.10, ambas desktop edition. Marinheiro de primeira viagem que sou, desnecessariamente instalei cada componente (apache, mySQL e PHP) separadamente, pois não conhecia o bendito LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP), um bundle que contém tudo que é necessário para você começar a programar no Linux.

sudo tasksel install lamp-server


Usando o comando acima no terminal, todo o trabalho sujo é feito pra você de uma vez só. Segui basicamente esses tutoriais aqui para testar e configurar a instalação: http://www.howtoforge.com/installing-apache2-with-php5-and-mysql-support-on-ubuntu-10.04-lamp

http://www.howtoforge.com/ubuntu_lamp_for_newbies

Acho que eles são bastante claros, qualquer um pode seguí-los facilmente. No momento só estou interessado na ponta do iceberg, a programação em PHP/HTML. Ainda não estudei nada muito profundo sobre Apache e MySQL. Tudo que vou precisando vou aprendendo "on the run", sem muitos detalhes.

Quanto as IDE's, testei algumas e a que mais gostei, sem dúvida, foi o Bluefish, que você encontra no software center do ubuntu. Aqui vai um printscreen:



Na rede você pode encontrar diversos tutorias indo desde os níveis mais básicos aos mais avançados. Eu escolhi começar pelos livros. Particularmente gostei bastante desses aqui:




Hoje em dia não há mais mistério algum, você pode encontrar versões pdf desses livros em qualquer esquina... Dessa pequena lista de livros, destaco o "Beggining PHP5, Apache, and MySQL web development", que é bastante didático e está funcionando como meu livro texto.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário